4 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR HOJE A MELHORAR NA GUITARRA – ShredGuitarShow

ShredGuitarShow

Guitar Coacher

4 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR HOJE A MELHORAR NA GUITARRA

Apesar de toda sua dedicação parece que nada melhora e você continua estagnado no mesmo lugar? Leia este post e saiba como alavancar seu desenvolvimento com dicas simples que você pode fazer desde já.

Este post foi baseado em uma série de posts do fenomenal Tom Hess em sua página pessoal do google+. Compilei a ideia central e estendi para que pudesse aplicar aqui no nosso contexto musical.

Ao iniciar uma nova atividade (um novo curso de guitarra, ou um novo professor, ou mesmo uma banda nova) você já deve ter assado pela sensação de que “tudo vai ser melhor” que normalmente povoa a mente das pessoas nessas ocasiões novas, porém ao fim do primeiro mês você percebe que quase nada mudou comparado ao que acontecia antes. As mesmas dificuldades, os mesmos problemas, você se sente fraco e impotente. Onde foi parar aquela inspiração inicial? Difícil não é? Para conseguir isso e fazer um grande progresso, você precisa se manter INSPIRADO. Para tanto enumero quatro super dicas abaixo para lhe ajudar nesse aspecto:

1. Tire o foco das frustrações ou “desafios” atuais e o coloque sobre o sentimento de conquista que terá ao atingir suas metas guitarrísticas;

eddie-van-halen-1984O mecanismo mental funciona desta forma. Criamos um mapa da realidade baseado em nossas experiências e este mapa muitas vezes nos trazem bloqueios mentais, falsas crenças, generalizações e até fobias. Para derrubar essas barreiras, criadas por nós mesmos, teremos que modificar a linha de pensamento, não significa criar uma outra falsa crença sobre a que você já tem sobre si mesmo, mas sim focar no real sentimento que você terá se o seu objetivo for atingido.

Para isso vale tudo: colar poster dos ídolos na parede, botar um som que te inspira pra tocar. Enfim, usar a criatividade.

Faça um exercício: coloque uma música que te inspira (melhor ainda se tiver aquele trecho que você está tendo dificuldade de tocar ou que você se realizaria muito tocando ao vivo num show), feche os olhos por um instante e se imagine tocando aquela passagem musical com perfeição, executando aquela técnica ou qualquer outro obstáculo que você esteja enfrentando e não obteve sucesso até então. Faça um gesto qualquer quando a sensação atingir o seu ápice (feche a mão direita e aperte com força, por exemplo, ou entrelace os dedos das mãos) e mantenha este gesto por trinta segundos. Repita esse processo umas três vezes por uns 5 minutos e após abrir os olhos imediatamente descreva num papel as sensações que você percebeu durante o exercício. Seja o mais realista possível, descreva o que você viu (como o público reagia!), ouviu e sentiu no instante do ápice quando tudo foi exatamente como você imaginava, cada detalhe será importante! A partir de então foque nestes sentimentos e sensações toda vez que alguma dificuldade lhe parecer insolúvel, se for o caso coloque aquela música para tocar novamente e repita aquele gesto por 30 segundos toda vez que se sentir desmotivado, você reativar as sensações que teve ao se imaginar tocando. LEMBRE-SE: isso é um exercício e exige prática. Este é o mesmo exercício usado por alguns coachers para reprogramar o cérebro, eliminar fobias e superar problemas que travam seu desenvolvimento.

2. Estabeleça metas curtas em prol de seu objetivo maior;

Um passo de cada vez, não tenha pressa. Eu nunca vi alguém chegar ao topo de uma grande escadaria sem subir degrau por degrau, ninguém sai do primeiro diretamente para o topo. Tudo é um processo e o aproveitamento passo a passo faz parte desse crescimento. Até porque se tornar um bom guitarrista vai muito além do que simplesmente dominar esta ou aquela técnica, depende do amadurecimento musical de cada um e isto só o tempo traz. Portanto, aproveite e encontre a diversão em cada degrau da sua evolução, logo você vai perceber que o caminho é tão ou mais atraente do que o objetivo final.

3. Aprenda com os erros;garagem

Os teus e o dos outros. Você se tornará um grande guitarrista quando além de corrigir um erro você COMPREENDER a causa e a solução do seu problema, assim você poderá aplicar essa informação em ocasiões futuras. Caso contrário a sua vitória poderá ser momentânea e na oportunidade seguinte você tornará a errar novamente.

Gaste menos tempo estudando coisas novas e mais tempo APLICANDO  e USANDO o que você já estudou. isso lhe ensinará a ser criativo e prevenirá você de se tornar um daqueles guitarristas que “sabem um monte de coisas” mas não tem idéia de como utilizar isso na música.

4. Celebre cada passo conquistado;

Sim, você conquistou, você merece. Celebre cada vitória dando um brinde a si mesmo. Tire uma música nova, componha uma música, grave um vídeo ou simplesmente chame uns amigos para uma audição caseira. Torne esse momento especial para você, mas lembre-se a vitória foi sua e de ninguém mais (provavelmente os outros não darão a mesma importância que você, mas não tem problema, agora o objetivo já foi conquistado e você seguirá em frente na sua luta íntima musical).

bandas-de-rock-de-garagem

Saiba mais sobre meu método de estudo, a maneira eficiente de se programar, como e o que estudar para ter uma técnica de alta performance!

Clique no botão abaixo! Você ainda vai saber como ter acesso GRÁTIS a centenas de vídeo aulas com os profissionais mais credenciados que irão te auxiliar no seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ShredGuitarShow © 2016 Frontier Theme